segunda-feira, 9 de maio de 2011

Empreendedorismo

Empreendedorismo




A teoria econômica, também conhecida como schumpeteriana, demonstra que os primeiros a perceberem a importância do empreendedorismo foram os economistas. Estes estavam primordialmente interessados em compreender o papel do empreendedor e o impacto da sua atuação na economia.

A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles seja deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações. Uma das principais críticas destinadas a esses economistas é que eles não foram capazes de criar uma ciência comportamentalista.

No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo. Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país precisou mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito. A economia voltou a crescer. Só no ano 2000, surgiu um milhão de novos postos de trabalho. Investidores de outros países voltaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportações aumentaram. Juntas essas empresas empregam cerca de 40 milhões de trabalhadores.

O empreendedorismo é um processo que faz com que uma pessoa, que tenha formação superior ou não, se capacite, muitas vezes por intuição, a desenvolver um negócio próprio. Isso tem tudo a ver com o desejo dessa pessoa em distinguir-se pelo seu status ou por ver realizada uma idéia sua. Isso tem tudo a ver com a cultura da pessoa. O empreendedorismo é algo que a gente ensina, para ajudar a desenvolver na cabeça das pessoas o desejo de criar algo novo, de lançar um serviço novo, de fazer algo diferente do que as pessoas vêm fazendo. Pode-se até dizer que, em boa parte, essa aspiração pelo novo é inata, isto é, a pessoa já nasce com esse impulso empreendedor.





Empreendedor para Futuro


Uma pessoa que quer se tornar um empreendedor deve estudar nesta área, melhor dizendo na área da administração,e se qualificar em diversos meios de aprendizado. O perfil de um grande empreendedor é ter uma imensa responsabilidade, ter um bom caráter, ter foco em atingir os seus objetivos, ser humilde e ter também iniciativa para ser um grande profissional no ramo de empreendedorismo e ser também um bom líder, pelo seu perfil.

Um bom empreendedor tem sempre em mente um objetivo, e ele vai buscá-lo, fará de tudo para alcançá-lo, mas sempre com ética nas suas decisões e sempre esta em busca de novos conhecimentos e também compartilhando.

Um bom empreendedor sempre sai de uma posição difícil, ele tem facilidade de resolver qualquer desafio, pois está sempre preparado e também se especializando na sua área.



Administração - Linha de Formação Empreendedorismo e Sucessão

Total de semestres: 8
Créditos no nível I: 20
Disciplinas: 05
Valor da 1ª mensalidade: R$ 1.157,97
Valor das demais mensalidades (da 2ª à 6ª): R$ 1.158,07

Nenhum comentário:

Postar um comentário